quarta-feira, 8 de junho de 2016

A POLITICA DE JUROS ALTOS E O PROCESSO INFLACIONARIO

Tangua, 08/06/2016
Excelentíssimo  Senhor
Presidente da República Federativa do Brasil
Doutor Michel  Temer
Palacio do Planalto
Brasilia DF
http://www2.planalto.gov.br
https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php
Senhor Presidente,
Ao tomar ciencia nesta data de 08/06/2016, do Aviso 1/2016−BCB  e da:  "Carta Aberta de que trata o parágrafo único do art. 4º do Decreto nº 3.088, de 21 de junho de 1999". do Exmo. Sr. Alexandre Antonio Tombini - Presidente do Banco Central do Brasil,  remetida  ao Exmo. Sr. Nelson Henrique Barbosa Filho, Ministro de Estado da Fazenda Presidente do Conselho Monetário Nacional, https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Barbosa onde explicita sua preocupação com:
a) sistemática de "metas para a inflação"
b)  Taxa e  nível de inflação;
c) a intensidade, magnitude e variação do ajuste de preços administrados;
d)  Inflação mensal e acumulada em 12 meses ;
e) realinhamento entre preços domésticos e preços internacionais;
f)  o Copom, elevações, taxa Selic, convergência da inflação para a meta de 4,5% ;
g) trabalho para manter a inflação sob controle;
h) adoção de um desenho de política fiscal consistente e sustentável;
i)  adoção de medidas necessárias de forma a assegurar o cumprimento dos objetivos do regime de metas, ou seja, circunscrever a inflação aos limites estabelecidos pelo CMN, em 2016, e fazer convergir a inflação para a meta;
Senhor Presidente Michel Temer,
À priiori, esclareço que minha formação é jurídica. Sem nenhum conhecimento das áreas de economia, fianceira e administração. Parabenizo à equipe técnica pelo teor ininteligível da CARTA ABERTA. Macarrónico para a grande massa populacional. Creio até que deveria vir acompanhada de uma " Pedra de Roseta".
Todavia, esta "CARTA" mexeu com meu bolso, com minhas parcas economias, minha estabilidade financeira, emocial e familiar. Há muito tempo que não sei o que é administração financeira doméstica, pela escarsez dos recursos. Creio que este meu problema se estende tambem às milhares de familias e brasileiros.
Quero resudidamente,, tecer um BREVE COMENTÁRIO, sobre o assunto e apresentar sugestão para a  POLITICA NACIONAL DOS JUROS E COMBATE AO PROCESSO INFLACIONÁRIO, no Brasil.
MONOPOLIO DE MERCADO
O monopolio do mercado financeiro brasileiro é praticamente exercido pelo BANCO DO BRASIL e CAIXA ECONOMICA FEDERAL, empresas controladas pelo Governo Federal.
O monopólio também é exercido quando, mesmo havendo concorrentes, uma determinada empresa ou um grupo empresarial domina quase por completo as vendas de um determinado produto, deixando uma pequena fatia do mercado para a concorrência.
Mas, não é exatamente isto que está ocorrendo no Brasil. Quem domina, monopoliza e dita as REGRAS E VALORES DO MERCADO FINANCEIRO, sao os BANCO PRIVADOS.
Numa economia de mercado, o monopólio é desvantajoso para os consumidores, pois prejudica a livre concorrência. Isto ocorre, pois a empresa ou grupo empresarial que possui exclusividade ou amplo domínio na produção e venda de uma mercadoria pode controlar os preços do produto, DOS JUROS,  mantendo-os num patamar elevado. Pode ocorrer também a queda da qualidade do produto ou serviço da empresa que possui o monopólio, pois sem concorrência, não há interesse em fazer investimentos visando aumento da MELHORIA DA QUALIDADE, SERVIÇOS E PRODUTOS.
O que o CIDADÃO BRASILEIRO, tem presenciado é  a constante CISÃO  - FUSÃO - JUNÇÃO de BANCOS NACIONAIS com estrangeiros, com a justificativa de reduzir custos.
Cartelização - Empresas de um mesmo setor se  unindo para adotar práticas comerciais, visando estabelecer preços, JUROS e dividir mercado.
Truste - Uniao, fusão  de empresas visando aumentar os lucros através, principalmente, do aumento de preços de seus produtos, JUROS  e serviços.
Holding - Concentraçao de capital, gestao financeira, administraçao centralizada  de  um grupo de empresas por quem pouco ou nada produz. Situação vastamente operada no Brasil por grandes grupos internacionais favorecendo a concentração do capital.
Monopólio no Brasil atual
O Brasil possui legislação que proíbe a criação de monopólios e práticas monopolistas nos diversos setores da economia. Existem dispositivos legais para evitar o domínio de uma empresa sobre a comercialização de um determinado produto ou serviço. Até mesmo as fusões de empresas são analisadas e devem ocorrer somente com a aprovação de órgãos públicos especializados, a fim de evitar a formação de monopólio.
DOS JUROS PRATICADOS
E O
 EFICAZ COMBATE A CURTO PRAZO DA  INFLAÇÃO JÁ EM 2016
Existe sim uma maneira de REDUZIR OS JUROS e o PROCESSO INFLACIONARIO, SEM A SUBSERVIENCIA AO AJUSTE FISCAL OU AO CONGRRESSO.
Por meio da competitividade.  Através da concorrencia.
Determminar ao BANCO DO BRASIL e a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, que são da competencia do Governo Federal, Que PROCEDAM A REDUÇAO DOS JUROS E TARIFAS DOS SERVIÇOS AO MAIS BAIXO ÍNDICE PROSSIVEL.
Desta forma, para NÃO HAVER EVASÃO DE CLIENTES, a REDE BANCARIA PRIVADA, sentir-se-á obrigada a TAMBEM REDUZIR O VALOR DOS JUROS E TARIFAS.
Esta atitude com certeza incidira´sobre CARTÕES DE CRÉDITOS, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, SHOPPINS, LOJAS VEREJISTAS, em fim, sobre uma enorme gama de empresas, produtos e serviços.
Uma medida que será APLAUDIDA por todo comercio e POPULAÇAO.
Será uma INJEÇÃO NA ECONOMIA.
Um enorme estimulo à circulaçao de bens e serviços.
Um grande incremento à geração de TRABALHO  e RENDA.
Um valoroso ponto de confiança para o GOVERNO INTERINO.
Atenciosamente
ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA
antoniogilsondeo@gmail.com
delegaciadoconsumidor@gmail.com
delegaciadoconsumidor.blogspot.com
antoniogilsondeo.blogspot.com
Obrigado
por Brasil — última modificação 04/06/2013 17h27
Obrigado por sua entrada.
http://www.brasil.gov.br/contato-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário